sábado, 13 de janeiro de 2018

Definidos os classificados das chaves “A” e “B” do Municipal de Futsal de Tabuleiro

Aconteceu na noite desta sexta-feira, 12 de janeiro, no Ginásio Moreirão, mais uma rodada de jogos válida pela fase de grupos do Campeonato Municipal de Futsal de Tabuleiro do Norte temporada 2017/2018, cujos resultados definiram os classificados a fase seguinte das chaves “A” e “B”.

No primeiro duelo pelo grupo “A” a Chapecoense não tomou conhecimento e goleou Os Ajaxs pelo elástico placar de 6 a 2 e com esse resultado a Chape garantiu vaga na etapa seguinte na 2ª posição da chave, enquanto Os Ajaxs deram adeus a competição. O outro classificado do grupo foi o Tabuleiro Alvinegro na primeira posição.

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Período chuvoso será longo e acima da média no Ceará em 2018, afirma ‘Profeta da Chuva’

Segundo prognóstico feito “profeta da chuva”, Josué Viana, a quadra chuvosa de 2018 no Ceará será longa e com precipitações acima da média. Os profetas, como são chamados, são um grupo de pessoas que fazem previsões com base em elementos da natureza e, a partir disso, dizem se vai chover acima, dentro ou abaixo da média.

Kombi pega fogo e forma 'bola de chamas' em Taguatinga, no DF; veja vídeo

Uma kombi pegou fogo e se transformou em uma bola “em chamas” em Taguatinga, no Distrito Federal. A situação parou o trânsito no fim da tarde de quinta-feira (12) na Elmo Serejo, sentido P Sul, próximo à estação Metropolitana do Metrô.

Quando as imagens foram feitas, o motorista já tinha abandonado o carro. O incêndio começou na parte onde fica o motor, e o fogo se alastrou rapidamente.

Começa neste domingo (14/01) o Campeonato de Inverno de Futebol de Travinha da comunidade de Córrego da Catita/Russas

Com organização e promoção da ARE – Associação Russana de Esporte, terá início neste domingo, 14 de janeiro, o Campeonato de Inverno de Futebol de Travinha da comunidade de Córrego da Catita, zona rural de Russas.

Os jogos serão disputados no ginásio coberto Oiticica, com início a partir das 8h. A rodada inaugural contará com 05 grandes jogos: Na preliminar pela chave “A” a Ingá 01 enfrentará Rusmengo, logo em seguida pelo mesmo grupo a Cerâmica Bom Jesus jogará contra Córrego da Catita, na sequencia pelo grupo “B” o Kanabris enfrentará a FlaRussas, logo em seguida pelo grupo “C” o Audax jogará contra Vira Copo, e fechando a rodada pela chave “D” o Pau D’arco enfrentará a equipe do Bramengo.

Seca: Sertões de Crateús tem pior situação hídrica do Ceará

As bacias hidrográficas do Banabuiú e dos Sertões de Crateús, localizadas na Mesorregião dos Sertões Cearenses, têm a pior situação hídrica de todo o estado. Enquanto a reserva de água na Bacia do Banabuiú soma pouco mais de 2%, a dos Sertões de Crateús conta apenas com 0,24% de disponibilidade. O dado é do Portal Hidrológico do Ceará, que monitora a situação de 155 açudes do estado.

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Ferroviário larga à frente, mas Iguatu arranca empate na estreia do Cearense

Sem os experientes Erandir e Mota de titulares, o Ferroviário cedeu empate em 1 a 1 ao Iguatu na noite desta quata-feira, no estádio Morenão, pela primeira rodada do Campeonato Cearense. O gol do Ferroviário foi marcado por Janeudo e o empate dos donos da casa veio com Elanardo em uma cobrança de penalidade com classe. As equipes somam um ponto, e o Horizonte lidera o Cearense com três pontos depois de vencer o Guarani de Juazeiro, no estádio Domingão.

Russas: Prefeitura divulga aditivo do Edital 01/2018 do Processo Seletivo para contratação de Cuidador de Aluno com Deficiência

A Prefeitura de Russas por meio da Secretaria Municipal da Educação e do Desporto Escolar – SEMED, vem retificar o Edital 01/2018 da abertura de inscrições do Processo Seletivo Simplificado destinado à contratação de pessoal, em caráter temporário, para o cargo de Cuidador de Aluno com Deficiência, para dele fazer constar as alterações abaixo indicadas:
No tocante ao item 08, do edital 001/2018, publicado no dia 10 de janeiro de 2018, que trata das inscrições, tópico 8.2, onde se lê “período de 15 e 16 de janeiro de 2018”, leia-se: “nos dias 12 e 15 de janeiro de 2018”.
Veja nos links abaixo o aditivo e também o edital retificado:
ASCOM/Russas

Idoso de 89 anos morre após ser atropelado em Limoeiro do Norte

O acidente aconteceu nesta quarta-feira, 10 de janeiro, por volta das 10h,  na Rua Cel. Antônio Joaquim, quase em frente ao Posto Limoeiro, na cidade de Limoeiro do Norte, tendo como vítima o idoso FRANCISCO BATISTA DA SILVA, 89 anos, natural de Limoeiro, que residia na Rua Cosme Damião da Silva, bairro Brotolândia.

Segundo informações a vítima foi atravessar a referida Rua, quando foi colhido por uma motocicleta BROS de cor preta, placa OIN 2902, que se evadiu-se do local. 


O senhor Francisco foi socorrido por uma equipe do SAMU para o Hospital Regional da cidade, aonde não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. 

Fonte: 1° BPM

Prefeitura de Russas abre Processo Seletivo para contratar candidatos para o cargo de Cuidador de Aluno com Deficiência

A Prefeitura de Russas por meio da Secretaria Municipal da Educação e do Desporto Escolar – SEMED no uso de suas atribuições legais e atendendo ao que dispõe no art. 37, inc. IX da Constituição Federal e na Lei Municipal nº 763/2001, de 24 de maio de 2001, bem como a Lei Municipal nº 1.147, de 10 de junho de 2008, torna pública através do edital nº 01/2018, a abertura de inscrições do Processo Seletivo Simplificado em observância às Leis Federais de nº 8.014/2010 e 13.146/2015 e a Lei Municipal 1687/2017 de 20 de dezembro de 2017, destinado à contratação de pessoal, em caráter temporário, para suprir as carências existentes e de acordo com as normas estabelecidas neste Edital.

Usuário que publicar fake news em redes sociais nas eleições pode ser punido pela Justiça

O próximo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, já disse: quer acabar com as fake news (notícias falsas, em inglês). O combate a esse tipo de conteúdo terá um nova fase nas eleições deste ano, pois usuários, que publicarem ou compartilharem notícias falsas, terão o conteúdo retirado do ar. A ação é mais uma da Justiça Eleitoral no cerco às notícias falsas, publicações feitas com o objetivo de parecerem verdadeiras, mas que, na verdade, tem o propósito de enganar o leitor e gerar benefícios a terceiros.

quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Matéria publicada sobre o valor gasto de R$ 3,6 milhões com combustíveis pela prefeitura de Russas, falta com a verdade

A Matéria publicada pelo portal Folha Cearense (R. L. PRADO SOARES EIRELI – EPP ) , que fez comparação dos gastos da Prefeitura de Russas em combustíveis quase o equivalente ao município de Juazeiro do Norte que tem uma população bem maior,  tem um único intuito:  Perseguir à atual administração de Russas.  Matéria essa também  compartilhado por alguns outros portais,  não buscaram a verdade,  já que,  a intenção deles é tentar colocar o povo de Russas contra um governo que tem zelado pelo bem público.

Secretaria divulga aprovados em nova fase do concurso de agentes penitenciários

Secretaria da Justiça do Ceará divulgou nesta terça-feira (9) a lista de aprovados na fase de inspeção de saúde do concurso para agentes penitenciários. Ao todo, 1.897 candidatos foram considerados aptos à próxima fase, que será o Teste de Aptidão Física (TAF). O cronograma do TAF é elaborado pela instituição responsável pela realização do concurso, o Instituto AOCP.


O concurso já contou com prova objetiva, inspeção de saúde e toxicológica. Em seguida serão realizados o TAF e a avaliação psicológica. Mais de 61 mil pessoas se inscreveram para o concurso que irá selecionar mil novos agentes penitenciários para atuar nas unidades prisionais do Estado.

Santa Casa vai encerrar atividades de pronto atendimento

O pronto atendimento da Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza irá encerrar as atividades a partir da próxima terça-feira, 16. Os recursos usados no setor serão remanejados para a criação de 73 novos leitos de retaguarda, que irão complementar as redes da Saúde do Estado e do Município.
Provedor da Santa Casa, Luiz Nogueira Marques esclareceu informações repassadas pelo Sindicato dos Médicos do Ceará. Inicialmente, a associação divulgou que, a partir da próxima segunda-feira, 16, os pacientes que procurassem a Emergência seriam direcionados às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). O motivo seria falta de recursos financeiros.

Genecias e Aderlânia entregam títulos de terra a agricultores do Ceará

O deputado federal Genecias Noronha (SD-CE) e sua esposa, a deputada estadual Aderlânia Noronha (SD), entregam a partir desta quarta-feira (10) títulos de terra a agricultores de Novo Oriente, Quiterianópolis e Parambu. No total, serão 756 títulos articulados pelos parlamentares junto ao Governo Federal/INCRA, em parceria com o IDACE.

Para Genecias, a entrega desses títulos aos agricultores assegura valores mais baixos de financiamentos subsidiados, além do parcelamento. “Estou muito feliz em ver a libertação de muitas famílias que lutavam por isso há anos. Estamos na Câmara Federal continuando essa luta, para que o agricultor cearense tenha seus direitos atendidos”.

Assalto seguido de lesão a bala em Limoeiro do Norte

Nesta terça, 09 de janeiro, por volta das 21h, na comunidade de Canto Grande, zona rural de Limoeiro do Norte-CE, foi vítima de assalto a pessoa de Victor Sousa da Silva,18 anos. O mesmo encontrava-se em um bar quando foi abordado por dois indivíduos armados que chegaram em uma motocicleta e anunciaram o assalto, levando uma motocicleta, HONDA CG150FAN ESI, de cor vermelha, ano/modelo 2011/2011, placa OII-1764,  que saíram tomando rumo ignorado. Na ação houve também uma vítima de disparo de arma de fogo, a pessoa de Lucas Kevem  Martins Carneiro, 18 anos, que encontrava-se em uma residência próxima ao local do assalto e foi alvejado com um tiro no pé, tendo sido socorrido ao Hospital Regional por populares. Uma equipe da FTA, composta por  PMs,  foi ao local e encontra-se em diligências afim de identificar e prender os autores do fato.

Fonte: 1º BPM

Tentativa de homicídio a bala em Jaguaruana

Nesta terça, 09 de janeiro, por volta das 17h, na Rua Cleoberto Lima de Freitas, bairro Córrego das Melancias, foi vítima de tentativa de homicídio por arma de fogo, JOSÉ MATEUS CORREIA, 18 anos. O mesmo foi alvejado com 03 disparos no abdômen, 02 no tornozelo esquerdo e 01 no ombro direito. O Delegado Lessa, juntamente com os inspetores, estão trabalhando com vários suspeitos ainda não divulgados para não atrapalhar as investigações. Uma composição da PM, compareceu e acionou o SAMU, sendo que a vítima foi socorrida para o hospital local e encaminhada para Russas-CE. Vale salientar que diligencias foram realizadas na tentativa de identificar e prender os suspeitos contudo sem êxito.

Fonte: 1º BPM

25 vagas de emprego nesta quarta (10) no SINE/IDT de Limoeiro do Norte

O SINE/IDT de Limoeiro do Norte está ofertando 25 vagas de trabalho. Os interessados devem procurar a agência do município, localizado na Rua José Satino – 120, Centro, portando todos os documentos: Carteira de Trabalho, Cartão do PIS, CPF, RG, CNH (caso tenha), comprovante de endereço, comprovante de escolaridade, certificados de cursos e currículo. 

Informações mais detalhadas sobre o trabalho e o valor da remuneração podem ser obtidas no SINE/IDT ou através do fone: (88) 3423-6960.

03 vagas de emprego nesta quarta (10) no SINE/IDT de Russas

O SINE/IDT de Russas está ofertando 03 vagas de trabalho. Os interessados devem procurar a agência do município, localizado na Avenida Coronel Araújo Lima, nº 1458, centro, portando todos os documentos: Carteira de Trabalho, Cartão do PIS, CPF, RG, CNH (caso tenha), comprovante de endereço, comprovante de escolaridade, certificados de cursos e currículo.

Informações mais detalhadas sobre o trabalho e o valor da remuneração podem ser obtidas no SINE/IDT de 08h às 17h, ou através do telefone: (88) 3411-8563.

Nova CLT: Presidente do TST reforça aval a demissões sem a participação de sindicatos

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Ives Gandra Martins, afirmou ser regular a demissão de trabalhadores sem discussão prévia com sindicatos de representação de classe. A decisão foi dada em ação do Sindicato de Professores do Rio Grande do Sul, que questiona a demissão de 150 profissionais por parte do Centro Universitário UniRitter/Laureate. O sindicato promete recorrer da decisão, e levar o caso ao pleno do tribunal.

MEC antecipa liberação de R$ 1,65 mi do Rehuf para os hospitais universitários do Ceará

O Ministério da Educação antecipou a liberação de R$ 1.651.824,84 do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf) para que as unidades de saúde das instituições federais de ensino do Ceará comecem o ano com dinheiro em caixa para realizar investimentos e planejar o início de 2018.

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Inpe prevê chuvas abaixo da média no primeiro trimestre de 2018 na Região Nordeste

A terça-feira, 9, começou com uma leve chuva em cidades da Grande Fortaleza e, no último final de semana, a Funceme registrou boas precipitações no Interior do Ceará. Em Juazeiro do Norte, por exemplo, foram mais de 110 milímetros. As primeiras chuvas animam os agricultores e os técnicos da área de recursos hídricos que acompanham de perto o nível de reserva nos açudes e barragens que abastecem a população. Apesar dessas chuvas, há motivos para preocupações.

Jogo de abertura do Russano da 2ª Divisão acontecerá nesta sexta (12) no Olímpico

A Liga Desportiva Russana – LIDER iniciará na próxima sexta-feira, 12 de janeiro, o calendário de competições da entidade para o ano de 2018. E o pontapé inicial das atividades será o jogo de abertura do Campeonato Russano de Futebol Amador da 2ª Divisão.

A partida inaugural ocorrerá no Estádio Olímpico César Cals de Oliveira, às 19h30min, envolvendo as equipes Canarinha da Ingá e Americano. As atividades terão continuidade no dia seguinte, às 16h, no mesmo local, para o confronto Ceará versos Ypiranga.

45 vagas de emprego nesta terça (09) no SINE/IDT de Limoeiro do Norte

O SINE/IDT de Limoeiro do Norte está ofertando 45 vagas de trabalho. Os interessados devem procurar a agência do município, localizado na Rua José Satino – 120, Centro, portando todos os documentos: Carteira de Trabalho, Cartão do PIS, CPF, RG, CNH (caso tenha), comprovante de endereço, comprovante de escolaridade, certificados de cursos e currículo. 

Informações mais detalhadas sobre o trabalho e o valor da remuneração podem ser obtidas no SINE/IDT ou através do fone: (88) 3423-6960.

03 vagas de emprego nesta terça (09) no SINE/IDT de Russas

O SINE/IDT de Russas está ofertando 03 vagas de trabalho. Os interessados devem procurar a agência do município, localizado na Avenida Coronel Araújo Lima, nº 1458, centro, portando todos os documentos: Carteira de Trabalho, Cartão do PIS, CPF, RG, CNH (caso tenha), comprovante de endereço, comprovante de escolaridade, certificados de cursos e currículo.

Informações mais detalhadas sobre o trabalho e o valor da remuneração podem ser obtidas no SINE/IDT de 08h às 17h, ou através do telefone: (88) 3411-8563.

Aposta de Russas ganha quase R$ 1 milhão na Lotofácil

Dois apostadores acertaram as 15 dezenas do concurso 1.609 da Lotofácil. Os números sorteados nesta segunda-feira (8), em São Paulo, foram os seguintes: 05, 06, 07, 08, 09, 11, 13, 14, 17, 18, 20, 21, 23, 24, 25. Os bilhetes das cidades de Russas (CE) e Porto Alegre (RS) vão receber R$ 905.064,54 cada. O prêmio estimado para o próximo sorteio é de: R$ 1.700.000,00. Confira o rateio oficial:

15 acertos - 2 apostas ganhadoras, R$ 905.064,54

Noitada de muitos gols e classificação antecipada pelo Municipal de Futsal de Tabuleiro do Norte

Aconteceu na noite desta segunda (08), no Ginásio Moreirão, em Tabuleiro do Norte, o complemento da 2ª rodada da fase de grupos do Campeonato Municipal de Futsal de Tabuleiro do Norte temporada 2017/2018. A noitada esportiva contou com 02 excelentes jogos marcados por muitos gols e classificação antecipada para a fase seguinte.

Na preliminar a Água Suja (Muralha Amarela) não encontrou dificuldades e goleou a equipe do Donato por 7x0, com gols de Valdemar (3), Marcelo, Marcel e Welio uma vez cada e Cristiano ainda marcou contra. Com a vitória a muralha amarela garantiu a classificação em primeiro lugar da chave D e o Donato vai disputar a segunda vaga contra a Opção Digital na próxima segunda dia 15, quem vencer assegurará a classificação.

Russas: Prefeitura notificará e multará responsáveis por não retirada de entulhos de construções

Visando proporcionar uma cidade mais limpa e garantir livre acesso aos cidadãos russanos, a Prefeitura de Russas, por meio da Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA), comunica que a partir da próxima segunda-feira, 15 de janeiro, de acordo com o Código de Postura do Município nª 736/2000, irá notificar e consequentemente multar os responsáveis pela não retirada de entulhos de construções das Ruas. Destacando que essa ação é de total responsabilidade do proprietário da obra.

Ceará amplia número de profissionais de saúde por mil habitantes em todas as regiões

O número de profissionais de saúde (por mil habitantes) aumentou nas regiões do Maciço de Baturité (9,28), Sertão de Sobral (8,61), Sertão dos Inhamuns (8,39) e Cariri (8,26) em 2016 quando comparado com 2011. As demais dez regiões de planejamento do Ceará também apresentaram crescimento no número de profissionais de saúde, o mesmo ocorrendo quando a análise recai sobre o desempenho do Estado como um todo: passou de 6,65 profissionais em 2011 para 7,50 em 2016. Também o número de unidades de saúde apresentou elevação no Ceará, de 0,41 para 0,43 por mil habitantes no mesmo período, sendo que as regiões com maior número foram: Maciço de Baturité (0,85); Sertão dos Inhamuns (0,69) e Cariri, com 0,67.

segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Idosos a partir dos 60 anos poderão sacar cotas do PIS/Pasep a partir de 24 de janeiro

O governo federal divulgou, nesta segunda-feira, 8, o calendário de saques do Fundo PIS/Pasep para beneficiários com idade a partir de 60 anos. No último sábado, entrou em vigor a Medida Provisória 813/2017, que reduziu a idade mínima para saques para idosos.

Jogos decisivos movimentam nesta segunda (08) o Tabuleirense de Futsal

Dois grandes jogos, finalizando a 2ª rodada da fase de grupos, movimentam nesta segunda (08), no ginásio Moreirão, em Tabuleiro do Norte, o Campeonato Municipal de Futsal temporada 2017/2018.

No primeiro confronto, às 19h, a equipe da Água Suja (muralha amarela) com a força de sua torcida vai buscar a classificação e para tanto precisa de pelo menos um empate contra o Donato, já que venceu na rodada inaugural, enquanto o Donato está estreando.

Fortaleza vence Estanciano e fica próximo da segunda fase da Copinha

O Fortaleza venceu a primeira partida na Copa São Paulo Júnior, na noite deste domingo, 7. Ao bater o Estanciano-SE por 3 a 2, o Leão ficou bem próximo da classificação para a segunda fase, podendo até perder na última rodada.

O Tircolor começou na frente. Zanatti, de cabeça, fez o único gol da primeira etapa. No segundo tempo, Laerth ampliou para o Fortaleza. O Estanciano regaiu com gols de Matheus e Daniel, de pênalti.A vitória tricolor só se confirmou aos 38 do segundo tempo. Em erro da defesa do time sergipano, Mateus Sena aproveitou a sobra a mandou para o gol.

Apresentação. Meias Andrigo e Javier Reina completam elenco do Alvinegro

O sábado foi de mais caras novas no Porangabuçu. Ontem, o Ceará recebeu os dois últimos jogadores que faltavam se apresentar para iniciar a pré-temporada com o restante do elenco: os meias Andrigo e Javier Reina.
Andrigo chegou na madrugada e realizou exames médicos pela manhã. Na sequência, assinou contrato e foi anunciado oficialmente como atleta do Vovô no início da tarde. O mais novo reforço do Alvinegro é cria da base do Internacional-RS.

Chove em 28 municípios cearenses; Ibiapina registra maior volume

Chuvas da pré-estação banharam 28 municípios cearenses até às 7 horas da manhã deste domingo, 7, segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Foi o dia com maior volume de chuvas espalhadas no Estado neste ano.Tradicionalmente, o período que antecede os meses de fevereiro a maio, quando as precipitações se tornam mais frequentes no Ceará, apresenta chuvas irregulares e com pouca intensidade.

Fuga da crise: Pesquisa do IBGE aponta que, pelo menos, meio milhão de brasileiros vendem comida nas ruas

Mais de meio milhão de brasileiros hoje ajuda a reduzir a taxa de desemprego no país vendendo algum tipo de alimento nas ruas. Em uma progressão impactante, o número de pessoas que ganham o sustento como ambulantes de alimentação saltou de 253,7 mil no terceiro trimestre de 2016 para 501,3 mil no mesmo período no ano passado.