terça-feira, 3 de maio de 2016

CE vai pagar em dia a 1ª parcela do 13º, diz Camilo

O governador Camilo Santana disse, ontem, que apesar do momento complicado da economia brasileira, que reflete diretamente nos governos estaduais e municipais, com a baixa arrecadação de impostos, em virtude do consumo reduzido, o Ceará vai pagar em dia a primeira parcela do 13º salário dos servidores estaduais no início do segundo semestre. A previsão é de um aporte de R$ 380 milhões para os 140.634 servidores estaduais, sendo 62.773 ativos e 77.861 inativos e pensionistas.
“Temos feito um esforço muito grande, com muita austeridade e prioridade para garantir não só os pagamentos rigorosamente em dia dos servidores do Estado, mas a primeira parcela do 13º salário. Além de manter os investimentos e pagamentos do Garantia-Safra e os investimentos corretos (em obras) de águas, estradas e escolas”, declarou Camilo Santana.

O governador tem mantido uma agenda ativa semanalmente em Brasília em busca de liberação de recursos financeiros para os projetos no Estado. Sobre a possibilidade de uma saída da presidente Dilma Rousseff, Camilo enfatiza que o Estado não pode parar. “Vamos continuar trabalhando firme e defendendo os interesses do Estado e dos cearenses. Este é um momento de muito serenidade, de termos maturidade porque quem sofre com isso é a população”, disse.
Período de transição
Mas o governador admite que caso aconteça uma mudança de ministérios, existirá um período de transição. “Vamos aguardar os acontecimentos, mas ninguém pode prejudicar as ações que vão beneficiar o povo brasileiro ou o cearense”, reforçou. Ele ainda declarou que o canal de comunicação será mantido com o governo federal e com os ministérios para que possa ser garantido o que é importante para o Estado.
Entre os projetos citados por ele como relevantes para o Ceará, estão a Transposição do Rio São Francisco, a obra do Cinturão das Águas e o Acquario Ceará, além da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) e do hub da TAM. “Nós vamos lutar muito para que estas obras sejam concluídas e finalizadas e beneficiem ao povo cearense”, afirmou o governador.
Hub da TAM
Sobre a concessão do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, e as providências que o governo está tomando para a vinda do hub da TAM para o Ceará, Camilo Santana enfatizou que todas as ações que foram colocadas como possibilidades de garantia para o Estado ter êxito na instalação do centro de conexões de voos têm sido feitas. O governador relembra que a primeira ação era inserir o Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, na lista de concessões. “Isso foi concluído. Depois, fizemos o processo de estudos e o envio ao Tribunal de Contas da união (TCU). A decisão do TCU saiu no mês passado. Há uma previsão da Secretaria de Ação Civil (SAC) do lançamento do edital de licitação ser nos próximos dias”, revelou.
Segundo o governador, isso é fundamental para que Fortaleza e o Ceará permaneçam nessa disputa pelo centro de conexões de voos da TAM. Ele ainda recordou que foi conseguida a ampliação da área do Aeroporto Internacional Pinto Martins por meio de uma portaria publicada no dia 24 de dezembro de 2015, em que a área da Base Aérea foi incorporada com uma nova área geográfica do futuro Aeroporto que será concedido. “Também fizemos todas as leis de incentivos fiscais, tanto do Município como do Estado, que já foram aprovadas pela Assembleia (Legislativa), além de todos os estudos de tancagem e abastecimento de combustíveis”, descreveu.
Protocolo
Camilo Santana disse, ainda, que foi feita uma proposta de um protocolo de intenções, assinada pelo Governo do Estado e pela TAM, garantindo as condições necessárias que a companhia vem exigindo do Ceará. “Continuo otimista nesse processo e acho que é uma luta de todos nós cearenses, independentemente de partidos ou ideologias. Isso trará um grande benefício para Fortaleza e para o Estado, ao povo cearense e para nossa economia. Principalmente num momento de tantas dificuldades que o Brasil atravessa”, considerou Camilo Santana.
Rio São Francisco
Sobre a Transposição do Rio São Francisco, o governador confirmou que em agosto deste ano as águas trazidas pela obra chegarão à barragem de Jati, no Ceará. De acordo com ele, será necessário um período para enchê-la, e, a partir desse ponto, seguirá seu curso normal do leito do rio para chegar até o Castanhão. A perda nesta passagem ainda está sendo estudada pelo governo.
“Os técnicos confirmaram na semana passada quando estive no Ministério da Integração (Nacional). Estou tentando liberar os recursos para seca. A presidente liberou R$ 48 milhões para o Ceará este ano. E estamos tentando estes recursos para iniciar a obra das 11 adutoras a mais para minimizar o problema da seca”, finalizou Camilo Santana.
DN

0 comentários:

Postar um comentário