segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Boqueirão vence Portuguesa nos pênaltis e conquista título do Russano da 1ª Divisão



Em partida bastante equilibrada e de muita marcação, válida pela grande decisão do Campeonato Russano de Futebol Amador da 1ª Divisão, disputada no início da noite de domingo, 04 de outubro, no Estádio Olímpico César Cals de Oliveira, centro de Russas, as equipes Portuguesa de Flores e Boqueirão empataram pelo placar de 1 a 1 e nos pênaltis o Boqueirão foi mais eficiente, venceu por 3 a 1 e conquistou o título inédito da competição. Os gols do jogo foram assinalados por Cambota para a Lusa e Micael de pênalti empatou para o Boqueirão. Nas penalidades Júnior Canindé, Emerson e Zé Roberto converteram para o Boqueirão, e apenas o atleta Cambota marcou para a Portuguesa, enquanto Renan, Adonias e Leandrinho desperdiçaram.


Para a equipe do Boqueirão, a vitória mesmo nos pênaltis, foi uma espécie de revanche, Já que havia perdido para a lusa na fase classificatória por 2 a 0, única derrota na competição. Enquanto a Portuguesa conquistou o vice-campeonato de forma invicta sem perder para ninguém no tempo normal, foram 07 vitórias e 03 empates. Já o grande campeão, obteve 07 vitórias, 01 derrota e 02 empates.


Campeão e vice foram premiados com medalhas e troféus, que levaram o nome do saudoso ex-vereador Aureliano Ribeira, assassinado a tiros em Russas há pouco mais de 03 meses. O troféu de vice-campeão foi entregue ao capitão Gugu Florense da Portuguesa pelo Radialista Cláudio Moura, enquanto a taça de campeão foi repassada ao capitão André do Boqueirão pelo também radialista Erivando Lima.


O grande artilheiro com 15 gols e melhor jogador da competição, foi o jovem Gugu Florense, que recebeu das mãos do Presidente da Liga Desportiva Russana – LIDER, Fernando Leite, um belíssimo troféu, que homenageou o empresário Francisco Diassis Paz Ribeiro, o conhecido Liro Paz.


A LIDER, através do seu presidente, também rendeu homenagens ao quarteto de arbitragem da partida, que esteve formado pelo árbitro José César e assistentes Del Alves e Jorge Milô, todos de Jaguaruana, e o 4º árbitro Manuel Samuray, de Russas, que receberam das mãos do Desportista Feranando Leite uma medalha em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados, não só na grande final, mas durante toda a competição. 


Em sua fala durante a solenidade de premiação, o Presidente Fernando Leite, mais uma vez destacou a dificuldade de fazer esporte na cidade de Russas, já que não teve nenhum apoio das autoridades locais, ressaltando que a competição só aconteceu devido o esforço dele próprio e dos dirigentes das equipes, que investiram o que não tinham para que o certame acontecesse. Agradeceu também o apoio de todos os torcedores, e fechou seu discurso dizendo que a homenagem ao nome do saudoso Aureliano Ribeiro foi um reconhecimento pelo apoio sempre prestado por ele ao Campeonato Russano, inclusive já tinha se prontificado a colaborar mais uma vez com a edição 2015, mas infelizmente vaio a falecer e não deu tempo cumprir com o compromisso.


O jogo


Foi uma partida de poucas emoções e de muita pegada. Inicialmente houve muito respeito e cautela de ambas as equipes, com muito perde e ganha no meio de campo e nada de chances de gols. O técnico da Portuguesa, Ednardo Mendes (Peba) foi obrigado a mexer na estrutura da equipe logo no inicio, quando trocou Fabinho Carequinha por Diego, aos 4 minutos e Gugu Florense por Cambota aos 17, ambos por contusão. A partida seguia acirrada e somente aos 16 minutos veio a primeira jogada de emoção, Eliáquison do Boqueirão acertou boa cabeçada, mas a bola caprichosamente acertou o travessão. A jogada despertou a equipe da Lusa, que avançou um pouco mais e as oportunidades começaram a aparecer. Aos 20 Leandrinho numa jogada individual chutou duas vezes, a primeira rebateu na zaga e a segunda passou rasante próximo ao poste esquerdo do goleiro Charliano do Boqueirão.  A Lusa continuou na pressão e aos 28 minutos teve um pênalti a seu favor, cometido por um toque de mão da equipe adversária, mas a pontaria do atacante Leandrinho não estava boa e ele acabou desperdiçando. Foi só e o jogo seguiu para o intervalo com o 0 a 0 no placar.


Veio o segundo tempo e a partida seguia mais trucada ainda, com muitas faltas, show de cartões amarelos e muitas paralisações para atendimentos. Emoção mesmo somente aos 39 minutos, quando Leandrinho acertou uma belíssima cabeçada obrigando o goleiro Charliano do Boqueirão a fazer defesa de elasticidade garantindo o zero no placar. E quando parecia que o jogo terminaria do jeito que começou, aos 42 minutos, o atacante Cambota recebeu na grande área, teve tempo para ajeitar e acertou belo chute no canto direito do goleiro Charliano, marcando o primeiro gol do jogo para delírio da torcida da lusa. Faltando menos de 03 minutos para o término, a torcida da Portuguesa já fazia festa nas arquibancadas, soltando fogos e já esboçando o grito de campeão, mas como no futebol tudo é possível, aos 49 minutos, já nos acréscimos, veio o balde de água fria na alegria dos florenses. Niltinho em jogada de velocidade invadiu a área pela esquerda e só foi parado pelo goleiro Adonias, pênalti para o Boqueirão. Com calma Micael converteu e empatou. 1 a 1 placar final e a decisão foi para as penalidades máximas.


Agora a emoção que faltou praticamente durante todo o jogo estava reservada para os tiros livres. Era o momento do equilíbrio emocional e da competência. Renan da lusa abriu as cobranças e chutou forte por cima da meta. Júnior Canindé foi lá e converteu para o Boqueirão. Em seguida o Cambota assinalou para a Portuguesa. Na sequencia Emerson marcou mais um para o Boqueirão, 2 a 1. Veio a terceira cobrança da lusa e o goleiro Adonias isolou. Em seguida Zé Roberto marcou para o Boqueirão, 3 a 1. Na sequência Leandrinho, que já havia perdido um pênalti durante o jogo, perdeu novamente, cobrou mal e o goleiro Charliano defendeu, fim de papo 3 a 1 para o Boqueirão e muita festa pelo título inédito do Campeonato Russano da 1ª Divisão. 


Ficha técnica


Final do Campeonato Russano de Futebol Amador da 1ª Divisão

Data: 04 de outubro de 2015

Local: Estádio Olímpico César Cals de Oliveira

Boqueirão 1 X  1 Portuguesa de Flores

Pênaltis: 3 a 1 para o Boqueirão


Boqueirão: Charliano, Chitara, Maurício, Vaguinho e Vando (Emerson); Zé Roberto, André (Eliziário), Júnior Canindé e Micael; Mardônio (Niltinho) e Eliáquison. Técnico: José Mauro. Auxiliar: Amilton Moraes.


Portuguesa de Flores: Adonias, Niltinho (Bodin), Renan, Alexandre e David (Rodrigo); Henrique (George), Marcos Oliveira, Serginho, Leandrinho e Fabinho Carequinha (Diego); Gugu Florense (Cambota). Técnico: Edinardo Mendes (Peba).


Arbitragem: José César (apito), Del Alves e Jorge Milô (auxiliares), Manuel Samuray (4º árbitro) e Fernando Leite (Delegado).





0 comentários:

Postar um comentário