domingo, 26 de abril de 2015

Nova avalanche atinge Everest, e alpinista cearense está incomunicável há mais de 24h

O momento é de apreensão para familiares e demais envolvidos com o Projeto Sete Cumes, liderado pelo alpinista cearense Rosier Alexandre. O último contato feito pelo montanhista aconteceu às 7h30 da manhã (horário de brasília) do último sábado (25). Mas, desde então, tremores menores continuam assolando o Nepal. Uma nova avalanche foi registrada neste domingo, segundo agências de notícias internacionais.

Em nova tentativa de escalar o monte Everest, a expedição de Rosier foi atingida por deslizamento de neve após o primeiro tremor no Nepal, na madrugada de sábado. Até o momento, foi confirmada a morte de uma integrante da expedição, a médica Marisa Eve Girawong, que estava no Campo Base, destruído por uma avalanche. A informação foi publicada na página oficial da empresa guia da expedição, Madison Mountaineering.

O filho de Rosier, Davi Saraiva, que também estava no Campo Base, passa bem. Davi foi resgatado da montanha e levado para um vilarejo próximo, chamado Gorak Shep “onde não há energia, água, telefone, nem internet”, publicou a assessoria de imprensa do projeto, em nota, no Facebook de Rosier, justificando a dificuldade de comunicação.

Rosier havia afirmado, no sábado, por telefone via satélite, que estava no Campo 2, a 6.400 metros de altitude e passava bem. "Estamos bem e não sabemos como está daqui para frente. O campo base foi destruído. Não se sabe como vai ser a descida. Não sabe se resgate vai ser de helicóptero", disse o Alpinista, na manhã de sábado.

Família está confiante no senso se sobrevivência de Rosier

“A família está ansiosa por mais informações e também confiante no desfecho desta situação. Todos confiam na prudência e senso de sobrevivência do Rosier. Nossos mais profundos sentimentos a todos os familiares das vítimas desta terrível tragédia que atingiu o povo do Nepal”, encerra a nota publicada pela assessoria.

Esta é a segunda grande tragédia testemunhada pelo alpinista cearense no monte Everest. Em tentativa de escalada anterior, em abril do ano passado, a expedição foi surpreendida por uma grande avalanche, que deixou 12 mil mortos, incluindo integrantes de sua equipe.

Fonte: DN

0 comentários:

Postar um comentário