segunda-feira, 16 de março de 2015

Protestos contra Governo Dilma mobilizam milhões de brasileiros

As manifestações deste domingo deram a real dimensão do nível de insatisfação dos brasileiros com os rumos do segundo Governo da presidente Dilma Rousseff. As maiores concentrações aconteceram em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Distrito Federal e, no Nordeste, em Salvador, Recife e Fortaleza. Os cálculos dos organizadores apontam que mais de 2.500.000 de pessoas vestiram verde e amarelo e, espontaneamente, foram às ruas.

A conclusão, com o movimento nas ruas de muitas capitais e grandes cidades do País, deixa preocupação para o Palácio do Planalto: os brasileiros estão descontentes com as medidas econômicas, com as alterações na concessão do seguro desemprego e da pensão por morte, com a volta da inflação e, principalmente, com a impunidade e o crescimento da corrupção com o escândalo que cerca a Petrobras.

A estatal teve bilhões de reais desviados nos últimos 10 anos em contratos de serviços e obras superfaturadas. Antes do escândalo da Petrobrás, o PT no Poder já havia enfrentado outro grave esquema de corrupção: o mensalão. Figuras expoentes do Governo Lula e da cúpula do PT foram condenadas e acabaram na cadeia. Mesmo com as denúncias, o PT elegeu, em 2010, e reelegeu, em 2014, a presidente Dilma Rousseff. A história, porém, já apresentava sinais de desgaste do PT que teve, para muitos, quebrado o cristal da tradicional bandeira ética de ações, práticas e programas.

Os brasileiros deram um grito nas ruas de indignação e revolta e cobraram mudanças. Foram além: pediram o impeachment da presidente Dilma pelo descumprimento das promessas de campanha e pelo envolvimento de integrantes do Governo com o esquema de corrupção da Petrobras. Em todas as manifestações, apareceu o recado de ‘Fora Dilma’ entre tantos cartazes e faixas exibidas pelos manifestantes.

O impeachment é defendido pela oposição, entrou no debate político, é considerado golpe pelos aliados do Governo Dilma. Não há, mesmo com as revelações da Operação Lava Jato, fatos concretos que justifiquem o afastamento de Dilma do Palácio do Planalto.

Os gritos, as frases, os cartazes e os discursos, neste domingo, obrigam o PT e o Governo a mudarem de discurso, a refazerem ações e redescobrirem os caminhos para reaproximação com a sociedade. Os protestos revelaram o tamanho da insatisfação dos brasileiros. Ao invés das acusações constantes contra a oposição, o PT precisa trabalhar, ir ao encontro do sentimento popular e tentar salvar, em 2018, o projeto de poder.

Fonte: Ceará Agora

0 comentários:

Postar um comentário