No ano passado, o número de indenizações pagas pelo Seguro de Danos
Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (Dpvat)
foi 20% maior que o de 2013, passando de 633 mil pessoas atendidas para
763 mil. Das indenizações pagas no período, 76% foram destinadas a
vítimas de acidentes com motocicletas, embora esse veículo represente
apenas 27% da frota nacional.
Ao todo, R$ 3,9 bilhões foram pagos a pessoas que sofreram acidentes em ruas e estradas no país.
Entre os indenizados, mais de 580 mil foram vítimas de acidentes com
motocicletas. Destas, 88% são do sexo masculino, 82% indenizadas por
invalidez permanente e 4% por morte. Dos indenizados do Dpvat em 2014
por morte, 88% dos registros envolveram motos.
Os acidentes com automóveis representaram 19% (147.012) das
indenizações pagas, enquanto os com picapes e vans somaram 3% (21.855).
O balanço foi divulgado pela Líder-Dpvat, seguradora responsável pelo
seguro. De acordo com a empresa, 78% das indenizações foram pagas por
invalidez permanente, 15% para reembolso de despesas médicas e 7% por
morte.
Das 763 mil vítimas de trânsito que requereram o seguro no ano
passado, 75% são homens. Os jovens entre 18 e 24 anos representam 24%
das vítimas, enquanto o grupo entre 25 e 34 anos alcançou 28%. A faixa
etária de 35 a 44 anos representa 19% dos acidentados e a mesma
porcentagem vale para a de 45 a 64 anos.
Das indenizações pagas por morte, 50% (25.889) foram destinadas a
motoristas (sendo 16.356 motociclistas), 31% (16.252) a pedestres e 19%
(21.776) a passageiros, que também têm direito ao seguro quando vítimas
de acidentes de trânsito.
O Dpvat é um seguro obrigatório para veículos automotores e dá
direito a três tipos de cobertura aos envolvidos em acidentes de
trânsito: morte (R$ 13.500 por causa da família), invalidez permanente
(até R$ 13.500, variando conforme a gravidade da lesão) e Reembolso de
Despesas Médicas e Hospitalares (até R$ 2.700, de acordo com despesas
comprovadas e valor limite de tabela do Sistema Único de Saúde(SUS).
Fonte: Ceará Agora
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