segunda-feira, 30 de março de 2015

Copa Nordeste: Fortaleza é eliminado após perder nos pênaltis para o Sport

O sonho do Fortaleza de seguir adiante na Copa do Nordeste ficou encerrado, ontem à tarde, na Ilha do Retiro, contra o Sport, atual campeão do torneio.

Tendo vencido o primeiro jogo das quartas de finais por 1 a 0, na Arena Castelão, o Leão do Pici foi derrotado pelo mesmo placar, levando a decisão para a cobrança de penalidades máximas, onde o Tricolor foi derrotado por 4x2, pela incompetência de seus cobradores. Cassiano e Corrêa perderam suas cobranças. O primeiro chutou por cima da trave e o segundo consagrou o goleiro Magrão, que defendeu a batida do volante Tricolor. Apenas Lima e Everton converteram suas cobranças.

Diego Souza, Samuel, Élber e Vítor fizeram os gols de pênalti, que fizeram o Leão da Ilha do Retiro avançar às semifinais contra o Bahia.

 
 
Estratégia errada

Não foi fruto do acaso nem da loteria a desclassificação do Fortaleza, apesar de realizar um bom segundo tempo frente ao time pernambucano. A estratégia tricolor de jogar recuado no primeiro tempo todo, quase custou caro ao time do técnico Marcelo Chamusca, que foi amplamente dominado em toda a primeira etapa, sem esboçar nenhuma reação ofensiva. O Fortaleza se resumiu a Lúcio Maranhão no ataque. E este ainda teve que cumprir função tática, aberto pela direita, acompanhando os zagueiros que avançavam.

O resultado disso foi um avassalador domínio do Sport, forçando o goleiro Deola a fazer defesas importantes. Até o lateral Wanderson salvou um gol certo, em cabeçada do zagueiro Ewerton Páscoa, aos 13min.

O Fortaleza só chutou a primeira bola em direção ao gol de Magrão aos 43 minutos, em um arremate de Pio. E nada mais.

Para jogar melhor, o Tricolor teve que sofrer o gol, que veio numa falha de indecisão entre o goleiro Deola, o lateral Tinga e o zagueiro Lima. Em lançamento longo, o camisa 1 saiu entre os dois, não fez o desarme, nem os defensores, o atacante Samuel aproveitou para driblar o goleiro e marcar 1x0.

Foi aí que o Leão reagiu. A entrada de Daniel Sobralense no posto de Maranhão melhorou a posse de bola do Leão, que encarou o Sport, criando algumas situações de gol.

Lesão e expulsões

A partir dos 37 minutos, o Sport já tinha feito as três alterações e o zagueiro Ewerton Páscoa sentiu uma lesão na parte posterior da coxa esquerda. Ficou em campo só fazendo número. O Fortaleza poderia ter tirado proveito disso, mas Vinícius Hess, que entrou aos 38 minutos, foi expulso no primeiro lance. Auremir também foi expulso, aos 46. O jogo se encerrou e foi para as penalidades, onde o Sport fez a festa diante de sua torcida.

Para Chamusca, time perdeu classificação na 1ª partida

No modo de entender do técnico do Fortaleza, Marcelo Chamusca, sua equipe perdeu a classificação às semifinais da Copa do Nordeste frente ao Sport, no primeiro jogo, e não nesse realizado, ontem, na Ilha do Retiro.

"Eu gostei da postura tática do meu time, especialmente no segundo tempo quando encaramos o Sport. Mas a nossa desclassificação veio do primeiro tempo destes 180 minutos (primeiro jogo), porque tivemos pelo menos três oportunidades para construir um placar mais seguro. Perdemos até mais chances do que o Sport, hoje. Como não convertemos as nossas oportunidades, agora ficamos sem saldo", comentou o treinador do Leão, após a partida. O técnico ainda disse mais: "O Sport jogou hoje (ontem), com a conta do chá. E depois, quando fez um gol, ficou esperando a cobrança das penalidades", analisou ele.

Chamusca tentou evitar o reducionismo de quem analisou a derrota pela falha da defesa e do goleiro Deola, no gol do Sport. "Foram 180 minutos, a gente tem que analisar os dois jogos em si, e não pegar um lance isolado e dizer que ele foi determinante para a nossa desclassificação. De qualquer maneira, ainda temos outros objetivos, como o Cearense e a Copa do Brasil, frente ao River, nesta quarta", disse.

Fonte: DN

0 comentários:

Postar um comentário