sábado, 21 de março de 2015

Câmara insiste em punição para o ex-ministro Cid Gomes

Rancorosos com as declarações do ex-ministro Cid Gomes de que na Câmara há entre 300 a 400 achacadores e posteriormente sua ida ao plenário da Casa, quando confirmou tudo o que disse e ainda confrontou os parlamentares, os deputados federais prometem novos desdobramentos no caso. Após o episódio, Cid Gomes pediu demissão do cargo, mas nem mesmo isso aplacou a ira dos parlamentares.

A Procuradoria Parlamentar da Câmara dos Deputados entrou com dois procedimentos contra o ex-ministro. Em uma representação à Procuradoria Geral da República, o procurador parlamentar, deputado Claudio Cajado (DEM-BA), noticia a ocorrência de três crimes: crime de responsabilidade, com base no artigo 50 da Constituição; condescendência criminosa, com base no artigo 320 do Código Penal; e improbidade administrativa, com base no artigo 11 da Lei 8.429/92.

O crime de responsabilidade teria se configurado no momento em que Cid Gomes, convocado pela Câmara, deixou o Plenário, caracterizando ausência sem justificação adequada. Ele saiu depois de ser chamado de “palhaço” pelo deputado Sergio Zveiter (PSD-RJ) e ter o microfone cortado pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha, que em seguida encerrou a sessão. A procuradoria entende que Gomes deveria ter permanecido no Plenário, respondendo a todos os oradores inscritos.

O crime de condescendência criminosa decorreria do fato de que, ao falar a professores e universitários do Pará que entre os deputados haveria “300 ou 400 achacadores”, Gomes, segundo a procuradoria, demonstrou ter ciência de supostos crimes contra a administração pública, mas se omitiu por não oferecer uma representação ao Ministério Público Federal.

O ato de improbidade administrativa, por sua vez, seria consequência do crime anterior, avalia a procuradoria, pois a omissão viola os deveres para com a administração pública, no caso em particular especialmente a honestidade e a lealdade às instituições. Caberá ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, analisar a representação e decidir sobre a abertura ou não de procedimento investigatório.

A Procuradoria Parlamentar também entrou com uma ação civil contra Cid Gomes, solicitando reparação por danos morais à Câmara. Não foi especificado um valor, que deverá ser arbitrado pela Justiça Federal em Brasília.

Fonte: Ceará Agora

0 comentários:

Postar um comentário