sábado, 3 de janeiro de 2015

Copa São Paulo de Futebol Júnior começa hoje

A 46ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, principal competição de futebol de base do Brasil, começa hoje e os 104 clubes que estarão em campo de 3 a 25 de janeiro estão na expectativa pela estreia. A primeira rodada terá jogos neste sábado, domingo e se encerra apenas na segunda-feira. Fortaleza e Ceará debutam amanhã. 

Os cearenses entram em campo no mesmo horário, às 15h (fuso cearense). Enquanto o Tricolor encara o Botafogo/SP, no estádio Bruno Lazzarini, em Leme (SP), o Alvinegro duela com o Gama, na Arena da Fonte, em Araraquara (SP). 

Outrora revelador de grandes craques como Falcão, Toninho Cerezo, Marcelinho Carioca e Dener, entre outros, o torneio perdeu força nos últimos anos. Um dos motivos é pelo exagero no número de participantes inexpressivos, a maioria formada por apadrinhados políticos. Outro é a diminuição da idade, agora de até 19 anos. E, por fim, a falta de estrutura de base nos clubes brasileiros. 

Nesta primeira fase, os 104 clubes estão divididos em 26 grupos, nos quais se enfrentarão entre si em turno único. Avançam para a próxima fase os líderes e mais os seis melhores segundo colocados pelo índice técnico. A partir daí, a competição será disputada em sistema simples de mata-mata. A final, como já é tradicional, acontecerá no dia 25 de janeiro - data do aniversário da cidade de São Paulo -, no Pacaembu, na capital paulista. 

Serão oito jogos neste sábado, 38 no domingo e os últimos seis da primeira rodada na segunda-feira, sempre divididos na manhã, tarde e noite. 

Os favoritos 

Como em todos os anos, entre os favoritos ao título estão os quatro grandes de São Paulo: Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo. Além deles, clubes tradicionais em revelar jogadores, como os cariocas Fluminense e Flamengo, além de Vitória, Bahia, Grêmio, Internacional, Cruzeiro e Atlético/MG, que dominaram o ano de 2014 com seus times profissionais. 

O Corinthians é o maior campeão com oito títulos, seguido por Fluminense (5), Internacional (4). Atual bicampeão da Copinha, o Santos vai para o torneio com um time mais jovem, com média de idade um pouco acima de 18 anos.

Fonte: Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário