quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Assembleia lança nesta quarta-feira DVD em homenagem a Luiz Gonzaga

A Assembleia Legislativa realiza nesta quarta-feira (28), às 19h, o lançamento do DVD em homenagem ao sanfoneiro mais famoso do País, Luiz Gonzaga, conhecido como o Rei do Baião. O evento, aberto ao público, acontecerá no Auditório João Frederico Ferreira Gomes – anexo II da Casa, e é de iniciativa do deputado Lula Morais (PCdoB). 

O DVD é resultado do show "Homenagem do Ceará aos 100 anos de Luiz Gonzaga", realizado em 2013, no anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. De iniciativa do parlamentar e promovida pela Assembleia Legislativa em parceria com o Governo do Estado, a programação contou com a presença de grandes nomes da música cearense, como Waldonys, Nonato Luis, Manassés, Adelson Viana, Cainã Cavalcante, Rodolfo Forte, Sirano e Sirino e a Orquestra da Uece. 

Durante o lançamento do DVD haverá a apresentação ao vivo dos artistas que estiveram no show do Dragão do Mar. “Os primeiros 500 presentes (no lançamento) receberão um DVD”, informou o parlamentar em entrevista à rádio FM Assembleia 96,7. Lula Morais acrescenta que o evento será uma homenagem não só ao Rei do Baião, mas também a Humberto Teixeira, 'Doutor do Baião', seu parceiro, que completaria 100 anos de nascimento no último dia 5 de janeiro. 

Em 2012, ano do centenário de nascimento de Gonzaga, o Parlamento cearense também realizou sessão solene por solicitação conjunta dos deputados Lula Morais, Fernanda Pessoa (PR), Paulo Facó (PTdoB) e Fernando Hugo (SD). 

Luiz Gonzaga do Nascimento nasceu em Exu - PE, no dia 13 de dezembro de 1912 e faleceu em 2 de agosto de 1989, no Recife. Importante compositor e cantor popular brasileiro, Gonzaga alegrou festas juninas e forrós pé-de-serra, retratando em suas músicas o drama da seca e a cultura do sertão nordestino ao resto do País, numa época em que a maioria desconhecia o baião, o xote e o xaxado.

Fonte: Ceará News 7

0 comentários:

Postar um comentário