terça-feira, 9 de setembro de 2014

Prefeitura promove desfile cívico de 07 de setembro

Entre os dias 02 a 07 de setembro, a prefeitura de Russas promoveu desfiles temáticos em comemoração ao dia 07 de Setembro. Com calendário idealizado pela Secretaria da Educação, a Semana da Pátria se estendeu, com programação variada, em diversas escolas municipais na sede e nos distritos. 

Com o tema geral “São Bernardo do Governador na rota do Rio Jaguaribe”, mais de 10 mil alunos das 35 escolas participaram dos desfiles cívicos abordando diversas temáticas sobre cultura, história, educação, esporte e saúde. 

Abrindo a programação da Semana da Pátria, foi realizado na terça-feira, 02, o momento cívico do Distrito do Peixe. Alunos, professores, e Núcleo Gestor da Escola Municipal Ciríaco Leandro Maciel, desfilaram pelas ruas da localidade mostrando a origem do nome, os primeiros educadores, economia antes e depois, manifestações culturais e religiosas e pessoas de destaque na comunidade. 

Na manhã da quarta-feira (03), a Escola João Rebouças do Amaral desfilou pelas ruas da comunidade do Capim Grosso com o tema “Russas há 213 anos alimentando seu povo através das nossas culturas”, abordando principalmente o cultivo da laranja. Ainda pela tarde, a Escola Uirandé Augusto Borges da comunidade do Barracão, desfilou apresentando a geografia do município distribuída pelos seis distritos: Russas (Sede), Bonhu, Flores, Lagoa Grande, Peixe e São João de Deus. 

Na quinta-feira (04), a comunidade de Lagoa Grande assistiu o desfile cívico promovido pela Escola Joana Alves de Sousa apresentando a origem de Lagoa Grande, suas primeiras construções e as principais personalidades da comunidade como Veríssimo Ferreira, Estevão Bernardo e Antônio Simão. 

Já na sexta-feira (05), a sede de Flores foi palco do desfile cívico do distrito, com a participação da Escola Prefeito Zilzo Leandro Evangelista de Miguel Pereira que abordou os principais pontos naturais de Russas como o Serrote da Tapera, Lagoa da Caiçara, Carnaubal e Rio Jaguaribe. Também desfilaram os alunos da Escola Padre Marcondes Matos Cavalcante da comunidade do Jardim de São José abordando as manifestações populares e artes compostas como cordelistas, poetas e trovadores. A Escola de São João de Deus ressaltou as principais construções históricas do distrito. Já Escola Inácio de Barros Neto deu ênfase aos resultados positivos do IDEB e SMAEF. 

No domingo, 7 de setembro, diversos temas marcaram a noite do desfile cívico de 12 escolas municipais, além das escolas da rede estadual, polícia militar, guarda municipal, Tiro de Guerra, e manifestações populares. Uma multidão lotou a Av. Dom Lino para prestigiar o evento que aconteceu a partir das 17h. 

Fonte: ASCOM/Russas

0 comentários:

Postar um comentário