segunda-feira, 7 de abril de 2014

Vacinação antigripe começa dia 22

A campanha de vacinação contra gripe começa em todo o País no dia 22 e se estenderá até 9 de maio. Neste ano, a iniciativa ampliou a cobertura facilitando o acesso a crianças de 6 meses a até 5 anos. No ano passado, o público infantil se restringia à faixa etária de 6 meses a 2 anos. Em 2013, crianças até 5 anos representaram 26% das internações por gripe. 

“A criança é beneficiada individualmente, porque vai ficar mais protegida e produz um efeito secundário importante: ao ser vacinada, ela deixa de ser uma possibilidade de transmissão para um idoso, uma pessoa com doença crônica que mora dentro da casa”, ressaltou o secretário de vigilância em saúde, Jarbas Barbosa. 

Os demais grupos prioritários foram mantidos: pessoas com 60 anos ou mais, indígenas, profissionais da saúde, presos e funcionários do sistema prisional, grávidas, mulheres até 45 dias após o parto e pessoas com doenças crônicas. O dia de mobilização nacional será em 26 de abril. Ao todo, serão distribuídas 53,5 milhões de doses da vacina, disponíveis em 65 mil postos de vacinação em todo o País. 

META 

A meta é alcançar 80% da população-alvo da campanha, que totaliza 49,6 milhões de pessoas. O custo da campanha é de R$ 14 milhões. “O objetivo da vacinação não é eliminar a doença. Tem países que usam essa vacina há 60 anos e continuam a ter influenza. O objetivo então é reduzir complicações, casos graves e óbitos”, resumiu Barbosa. 

“Temos um período ideal para aplicar a vacina, que tem a ver com a entrada do inverno, o confinamento das pessoas em ambientes fechados e portanto, o aumento da transmissão da doença”, explicou o ministro Arthur Chioro (Saúde).

0 comentários:

Postar um comentário