quinta-feira, 3 de abril de 2014

Russas já vacinou quase 90% das meninas contra o HPV

A Prefeitura de Russas, através da Secretaria de Saúde, vem realizando desde o dia 10 de março a Campanha de Vacinação contra o HPV. A vacina destinada a meninas de 11 à 13 anos, já atingiu 88,19% do público alvo do município. Ao todo, 1807 meninas já foram vacinadas em Russas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Russas tem mais de 2.000 crianças e adolescentes que se encaixam no perfil. 

A meta era atingir 80% de meninas de 11 a 13 anos, mas a secretaria de saúde tem como meta vacinar 100%. Para isso, a Secretaria de Saúde, estará realizando a vacinação diretamente nas escolas em parceria com a Secretaria de Educação. Para ser vacinada na escola, a menina precisará da autorização da família e apresentar o cartão de vacinação ou um documento de identificação. Os pais que não quiserem que suas filhas sejam vacinadas na escola deverão assinar um Termo de Recusa. Além disso, todos os postos da rede pública municipal, também estarão realizando a vacina. 

HPV ou Papilomavírus humano (Human papillomavirus) é um vírus de transmissão preferencialmente sexual, considerado como a DST (doença sexualmente transmissível) mais frequente no mundo.São vírus da família Papilomaviridae, capazes de induzir lesões de pele ou mucosa, as quais mostram um crescimento limitado e habitualmente regridem espontaneamente por ação do sistema imunológico. Existem mais de 200 tipos diferentes de HPV, dos quais cerca de 45 infectam a área ano-genital masculina e feminina.

Fonte: ASCOM/Russas

0 comentários:

Postar um comentário