quarta-feira, 16 de abril de 2014

Cancelamento do concurso público de Aracati será anunciado hoje à tarde pelo MP

O Ministério Público Estadual, em Aracati, deve anunciar hoje, por volta das 14h, na Câmara Municipal de Aracati, que o concurso público municipal, cuja aplicação das provas foi feita pelo Instituto Nacional de Gestão Avançada (INGA), no domingo (13) foi cancelado. 

Conforme antecipou o site da Folha de Aracati, na segunda-feira (14), um dos prováveis motivos para a anulação do concurso deverá ser o plagio nas provas, uma vez que há indícios de que questões foram retiradas de outras provas de concurso público. 

Pela 10ª cláusula do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinada em 31 de março pelo MP, Defensoria Pública, Comissão organizadora do Concurso Público e INGA, o Instituto Nacional de Gestão Avançada se comprometia a aplicar as provas com questões inteiramente novas, que não fossem idênticas ou similares (com a reordenação de termos) às que tenham sido aplicadas em quaisquer outros concursos públicos anteriores. 

A denúncia do médico Xavier Maia ao prefeito Ivan Silvério, publicada no facebook do prefeito na tarde de segunda-feira, desencadeou uma onda de denúncias sobre possíveis fraudes nas provas e o MP entrou no caso. De acordo com o relato do médico ao prefeito, uma amiga teria feito uma prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), de 2009, e estranhou a coincidência das questões de português. 

Em entrevista ao site da Folha, agora pela manhã, o prefeito Ivan Silvério confirmou que o concurso foi cancelado, mas disse que o motivo ficará a cargo do MP revelar. 

Decepção 

Ao tomar conhecimento das denúncias, a promotora Liduína Maria de Sousa Martins ficou abismada, de acordo com o prefeito. “Ela ficou abismada, pois jamais pensava que mesmo com a atuação do MP, da Defensoria Pública e sociedade civil isso pudesse ocorrer”, disse. 

Ivan Silvério ressaltou ainda, que o INGA participou de uma concorrência pública no valor de mais de 200 mil reais e que a licitação ocorreu com a participação de outras empresas. “Foram mais de dois meses de análise para achar essa empresa e, procuramos saber se ela tinha algum problema em outro município, em outro estado. Como não encontramos nenhum, então não tinha porque anular a empresa”, disse. 

O prefeito disse ainda que a conduta da empresa lhe causou decepção. “A empresa, mesmo sabendo que existia o MP observando deixou isso acontecer”. Ainda de acordo com o prefeito, o município irá acatar a decisão do MP. Ivan lembrou que o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) vai continuar. 

O prefeito lembrou também o concurso público vai acontecer de qualquer jeito, pois o município precisa colocar efetivos em seus quadros. “Não vai ser essa empresa e nem outra que vai proibir que as pessoas façam um concurso justo, transparente e passe aquele que realmente fez a melhor prova”. 

Fonte- folhadearacati

0 comentários:

Postar um comentário