sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Parque Solar deverá ser instalado, em Russas, ainda no primeiro semestre

O município de Russas, distante 165 quilômetros de Fortaleza, deverá receber, neste primeiro semestre do ano, a primeira etapa do projeto de instalação do Parque Solar, com capacidade de gerar 10MW, o suficiente para abastecer um município do porte de Sobral, que possui cerca de 147mil habitantes. “Só faltava a licença para a empresa chinesa começar a operar. Agora, já podemos dizer que estamos diante do maior Parque Solar da América Latina e instalado no estado do Ceará”, comemorou o deputado federal Antônio Balhman (Pros), um dos principais articuladores para a vinda dos empresários chineses para o município cearense. 

A fábrica chinesa SunGen ocupará 350 hectares às margens da BR-116 e vai fornecer para o mercado cearense placas fotovoltaicas, representando um investimento inicial de US$ 50 milhões. A empresa já está apta a participar de leilões para geração de energia e a negociação final para a instalação do empreendimento aconteceu, anteontem, em São Paulo, com a participação do deputado Antônio Balhmann, investidores chineses e empresários da empresa Kwara, responsável pelo fornecimento dos painéis e da instalação do parque solar. 

De acordo com o parlamentar, com as licenças para o fornecimento dos primeiros 10MW já autorizadas, a projeção é de que até o final deste 1o semestre, outra capacidade idêntica já entre em operação, totalizando, até o final do ano, o projeto de 100MW. Somente nesta primeira etapa serão gerados cerca de 170 empregos diretos. 

Fonte- O estadoCE

0 comentários:

Postar um comentário