sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Com as primeiras chuvas é importante preparar a cisterna para receber água

A chuva é a principal fonte de recursos para o armazenamento de água em cisternas de polietileno. Em período de estiagem, como a vivenciada atualmente pelo sertanejo, estar preparado para captar os recursos de pequenas pancadas pode assegurar ao homem do campo água potável por alguns dias. Nesta sexta-feira, por exemplo, choveu em 113 municípios (61%) do Ceará, segundo a Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos). 

Para que o armazenamento possa ser feito corretamente, é conveniente que a cisterna de polietileno receba limpeza interna, eliminando todo o tipo de substância ou sujeira que pode estar depositada na parede lateral do reservatório. É importante lembrar que a higienização deve ser realizada com o tanque vazio. A parte interna pode ser limpa com o auxílio de um pano úmido, utilizando uma solução de água sanitária (hipoclorito de sódio), eliminando desta forma qualquer tipo de material que se acumule no reservatório. Para segurança e proteção da água, a tampa deve sempre ser mantida fechada. 

As cisternas não exigem manutenções de pintura. Além disso, pelo tipo de material – o polietileno –, não racham e não trincam. Para tanto, é necessário evitar que o reservatório sofra sobrecarga de carros, carroças, animais. Também não é recomendável subir na cisterna. 

É importante ainda evitar ações de cursos de água, lençol freático e áreas alagadiças. Caso exista qualquer uma dessas situações, é necessário desviar ou dar um fim a essa água para evitar que o aterro ao redor da cisterna seja transportado. 

Para a fabricação das cisternas distribuídas pelo governo federal, a empresa responsável, Acqualimp, utiliza resina de polietileno adequada para suportar as altas temperaturas observadas na região. O material se funde apenas a uma temperatura de 147° C (Celsius), sendo que na região a temperatura oscila em torno de 50° C em períodos mais quentes. Os equipamentos possuem vida útil de aproximadamente 35 anos. 

A fabricante das cisternas de polietileno, criou uma linha de telefone gratuita pela qual os beneficiados pela iniciativa federal podem tirar dúvidas sobre como realizar a limpeza e manutenção dos equipamentos. O número é 0800-081-6060 e está disponível de 2ª a 6ª das 8h às 17h.

Fonte: cearaagora.com.br

0 comentários:

Postar um comentário