sábado, 21 de abril de 2012

Plano Brasil sem Miséria lançado oficialmente em Russas

O município de Russas, no Estado do Ceará, através da Secretaria do Trabalho e Assistência Social – SETAS, em parceria com as Secretarias Municipais da Educação e Saúde, realizaram no dia 20 de abril, no auditório do Centro Vocacional Tecnológico – CVT, a solenidade de lançamento oficial do Plano Brasil Sem Miséria do Governo Federal.
Participaram do evento a Secretária Municipal de Assistência Social Adriana Ribeiro, Secretária Municipal da Educação Lindalva Pereira Carmo, Secretária Municipal da Saúde Marta Dantas, Chefe de Gabinete Nilberto Nogueira, Presidente da Câmara Municipal dos Vereadores Chiquinho Cacholé, empresário Aureliano Ribeiro, representantes de diversos setores do Município e Sociedade Civil.

O momento teve como principal objetivo levar ao conhecimento da sociedade russana a grandeza do Plano, bem como as ações já desenvolvidas pelo Município de acordo com as exigências do Brasil sem Miséria, e o que será executado por Russas atendendo ao planejamento do Plano para elevar a renda e as condições de bem-estar das famílias extremamente pobres do Município.

O Brasil Sem Miséria é direcionado aos brasileiros que vivem em lares cuja renda familiar é de até R$ 70,00 por pessoa, e através de um conjunto de ações realizadas numa grande parceria, Governo Federal, Estados e Municípios; o Plano vai agregar transferência de renda, acesso a serviços públicos, nas áreas de educação, saúde, assistência social, saneamento e energia elétrica, e inclusão produtiva, garantido assim a inclusão da população mais pobre nas oportunidades geradas pelo forte crescimento econômico brasileiro.

No Brasil, de acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estão nesta situação 16,2 milhões de brasileiros, em Russas são 11. 398 pessoas que vivem em extrema pobreza, um percentual de 16,1% dos russanos.

A Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social através dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) serão os pontos de atendimento dos programas englobados pelo Plano. Em Russas, uma equipe volante já está montada para que seja realizada uma busca ativa, com o objetivo de localizar, cadastrar e incluir nos programas as famílias em situação de pobreza extrema, bem como identificar os serviços existentes e a necessidade de criar novas ações para que essa população possa acessar os seus direitos.

Um ponto muito forte e positivo do Brasil Sem Miséria, é a integração dos diversos setores e secretarias na execução das estratégias e ações. Em Russas, por exemplo, os serviços serão realizados numa consonância entre as Secretarias da Assistência Social, Educação, Saúde, Agricultura, entre outras.

Conheça o Plano Brasil Sem Miséria acessando www.brasilsemmiseria.gov.br.

Brasil Sem Miséria já é realidade em Russas

Uma equipe volante ligada aos CRAS está montada e pronta para a busca ativa das famílias extremamente pobres; o Programa Leite Fome Zero está sendo implantado; está assegurado recursos para a construção da Praça do PEC e Cozinha Comunitária; 8.160 alunos da rede municipal sendo atendidos pelo Programa Mais Educação com aulas em tempo integral e jornada ampliada, garantindo a permanência do aluno por mais tempo na Escola; Educação de Jovens e Adultos pelo Brasil Alfabetizado na busca incansável de erradicar o analfabetismo em Russas; Município contemplado com o Rede Cegonha na área da Saúde, que vai garantir atendimento humanizado durante o pré-natal, parto e pós-parto, assegurando a redução na mortalidade infantil e materna.

 Por/Cláudio Moura

0 comentários:

Postar um comentário