terça-feira, 24 de abril de 2012

Governo Cid Gomes entrega 159 veículos para o Programa Saúde da Família, Russas ganha dois

O município de Russas foi beneficiado com dois veículos doados pelo Governo Cid Gomes para uso no Programa Saúde da Família (PSF). O Prefeito Raimundo Cordeiro de Freitas recebeu as chaves dos automóveis das mãos do Secretário Estadual de Saúde Arruda Bastos durante a solenidade de entrega que aconteceu nesta segunda-feira, 23, na abertura da II Marcha Municipalista do Ceará, realizada pela Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), no Centro de Negócios do Sebrae, na Avenida Monsenhor Tabosa, capital cearense.

O Governo Cid Gomes e o Secretário de Saúde Arruda Bastos, visando ampliar e melhorar o Programa Saúde da Família (PSF) dos municípios realizaram a entrega de 159 veículos a Prefeitos de 143 municípios cearenses, destinados exclusivamente para o PSF, objetivando qualificar e facilitar o transporte de equipes de saúde da família da sede para os distritos e assim assegurar atendimento às famílias que moram mais distantes dos serviços de saúde.

Os 143 municípios contemplados com os novos veículos, em dezembro de 2010 se encontravam com adesão e alimentando o sistema de classificação de qualidade da Avaliação para Melhoria da Qualidade da Estratégia Saúde da Família (AMQ). Dos 143 municípios, 16 receberão dois veículos por manterem 10 ou mais equipes de saúde da família realizando avaliação da qualidade da atenção básica. Os demais municípios receberão um veículo. A aquisição dos carros foi feita com recursos do Governo do Estado. O investimento foi de R$ 5.200.999,71 e constitui-se ação estratégica para a Operação Swap II.

Avaliação para Melhoria da Qualidade da Estratégia Saúde da Família é a metodologia de gestão interna ou autogestão dos processos de melhoria contínua da qualidade desenvolvida especificamente para a Estratégia de Saúde da Família. É uma metodologia de gestão interna que possibilita a identificação dos estágios de implantação, desenvolvimento e qualidade da estratégia em seus diferentes pontos, desde a gestão até as práticas de saúde das equipes junto à população. Os eixos centrais da proposta são o estabelecimento dos parâmetros de qualidade para a estratégia, a avaliação como instrumento de gestão e tomada de decisão e o compromisso com a qualidade na atenção à saúde. É um processo autoavaliativo, de livre adesão pelos gestores municipais e pelas equipes.

A Operação SWAP II é operação de crédito inovadora desenvolvida junto ao Banco Mundial. Sua característica principal é o apoio ao fortalecimento da gestão do Governo direcionada ao objetivo da promoção da inclusão social no Estado. Os recursos financeiros são aportados diretamente ao Tesouro estadual e viabiliza a continuidade de programas do Governo do Estado. Cada desembolso é condicionado a indicadores de desempenho, que incluem 14 indicadores de desembolso, atribuídos a cinco setores (Gestão do Setor Público, Educação, Saúde, Gestão dos recursos hídricos, abastecimento de água e saneamento, e Meio Empresarial e Inovação), além de 10 Programas de Gastos Elegíveis, escolhidos do Plano Plurianual. Prevê, a partir de março de 2009, desembolsos programados, totalizando US$ 240 milhões, até junho de 2012.

Municípios que receberam dois veículos:

Russas, Barbalha, Maracanaú, Senador Pompeu, Brejo Santo, Mauriti, Sobral, Itapipoca, Morada Nova, Trairi, Itarema, Paracuru, Ubajara, Jardim, Limoeiro do Norte e Santa Quitéria.

Municípios que receberam um veículo: 

Abaiara, Granja, Ocara, Acaraú, Granjeiro, Orós, Aiuaba, Groaíras, Pacajus, Alcântaras, Guaiúba, Pacujá, Alto Santo, Guaraciaba do Norte, Palhano, Amontada, Hidrolândia, Paraipaba, Apuiarés, Horizonte, Parambu, Aquiraz, Ibiapina, Paramoti, Ararendá, Ibicuitinga, Pedra Branca, Araripe, Iço, Penaforte, Aratuba, Independência, Pentecoste, Arneiroz, Ipaporanga, Pereiro, Aurora, Ipu, Pindoretama, Barro, Ipueiras, Pires Ferreira, Barroquinha, Iracema, Poranga, Baturité, Irauçuba, Porteiras, Bela Cruz, Itaiçaba, Potengi, Boa Viagem, Itaitinga, Potiretama, Camocim, Itapajé, Quiterianópolis, Caridade, Itapiúna, Quixeré, Cariré, Itatira, Redenção, Caririaçu, Jaguaretama, Reriutaba, Carnaubal, Jaguaribara, Santana do Acaraú, Cascavel, Jaguaribe, Santana do Cariri, Catunda, Jaguaruana, São Benedito, Caucaia, Jati, São Gonçalo do Amarante, Cedro, Jijoca de Jericoacoara, São João do Jaguaribe, Chaval, Juazeiro do Norte, São Luiz do Curu, Choro, Madalena, Tabuleiro do Norte, Chorozinho, Marco, Tamboril, Coreaú, Martinópole, Tauá, Crateús, Massapé, Tejuçuoca, Crato, Meruoca, Tianguá, Croata, Milagres, Tururu, Cruz, Miraíma, Umari, Ererê, Missão Velha, Umirim, Eusébio, Monsenhor Tabosa, Uruburetama, Farias Brito, Moraújo, Uruoca, Forquilha, Morrinhos, Varjota, Fortaleza, Mucambo, Várzea Alegre, Frecheirinha, Nova Olinda, Viçosa do Ceará, General Sampaio, Nova Russas, Graça e Novo Oriente.

Fonte: www.ceara.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário