quarta-feira, 21 de março de 2012

Russas: Caixa Econômica e Prefeitura assinam Contrato de Repasse da Praça do PEC


Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 21, no Auditório do CAIC Senador Carlos Jereissati, no Bairro Mutirão, em Russas, a solenidade de assinatura do contrato de repasse do recurso para a construção da Praça dos Esportes e da Cultura (Praça do PEC). Assinaram o documento o Prefeito Municipal de Russas, Raimundo Cordeiro de Freitas e José Ney Monteiro Pereira, Gerente Regional da Caixa Econômica Federal para Estados e Municípios, representando a Superintendência da CEF.


A Praça do PEC é uma obra pertencente à segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC 2, com recursos na ordem de R$ 2.115.000,00 (dois milhões, cento e quinze mil reais), oriundos do Ministério da Cultura, com contrapartida do Município. O montante será repassado ao município pela Caixa Econômica Federal - CEF, que também terá a missão de acompanhar a execução da obra.

O equipamento será edificado na Avenida Nicanor Baltazar de Oliveira, Bairro Lagoa do Toco, periferia de Russas, inclusive o terreno para sua construção já foi disponibilizado pelo Município. A citada Praça ocupará uma área de 3.000 m², constituída por diferentes equipamentos como quadra poliesportiva coberta, bicicletário, pista de skate, área com equipamentos de ginástica, mesa de jogos, pista de caminhada, área verde e play ground. A obra tem por objetivo integrar num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania em comunidades de alta vulnerabilidade social.


Ainda durante a solenidade foi anunciado pelas autoridades municipais, a conquista da Cozinha Comunitária, onde em breve será realizado um momento solene para assinatura de contrato de repasse da referida obra, que também será construída no Bairro Lagoa do Toco, nas proximidades da Praça do PEC. Segundo informações apenas 17 municípios cearenses serão contemplados por esse benefício. A Cozinha Comunitária é uma obra do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), destinada ao preparo de refeições saudáveis, variadas e saborosas, que serão disponibilizadas a preços acessíveis à um público, composto por pessoas em situação de insegurança alimentar e/ou vulnerabilidade social, preferencialmente aquelas indicadas pelos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). A obra custará ao Governo Federal com contrapartida do Município o valor de R$ 469.000,00 (quatrocentos e sessenta e nove mil reais).

Durante sua fala a Secretária Municipal da Educação e do Desporto Escolar, Professora Lindalva Pereira Carmo, anunciou que será construída uma pista de atletismo, vizinho a Praça do PEC. Segundo a educadora será mais um espaço disponível a prática esportiva objetivando o incentivo e revelação de novos talentos nessa modalidade, haja visto, o grande potencial russano nesse esporte.

Participaram da solenidade o Prefeito Raimundo Cordeiro; Gerente Regional da CEF para Estados e Municípios José Ney Pereira; Gerente Geral da CEF Agência de Russas Enoch Pinto Filho; Deputado Estadual Adail Carneiro; Vereadora Noilda Rocha representando a Câmara Municipal; Secretários Municipais; da Educação Lindalva Pereira, Assistência Social Adriana Ribeiro, Saúde Marta Dantas, Esporte e Juventude Jorge Rodrigues, Planejamento e Gestão Carlos Cordeiro, Agricultura Dernival Barbosa, Finanças Rosélia Fonseca e de Infraestrutura Valdecir Nogueira; Coordenador de Projetos do Município Nilrenor de Oliveira; Empresários, Sociedade Civil e Imprensa da Região.

Logo após a assinatura do contrato, todos os presentes, acompanharam o Prefeito Raimundinho em visita ao terreno onde serão construídas as citadas obras.

0 comentários:

Postar um comentário