sábado, 17 de março de 2012

Produtores iniciam cultivo de uva no Tabuleiros de Russas


Marciano Bezerra é pequeno produtor no perímetro irrigado Tabuleiros de Russas, na região do vale do Jaguaribe, no Ceará. Sua vocação para o empreendedorismo levou-o a iniciar no ano passado o plantio irrigado de um hectare de uva das variedades itália e benitaca em seu lote, sem que, para isso, tivesse grandes experiências sobre os tratos culturais da espécie. Hoje, aquilo que era um sonho está se tornando realidade.

A área cultivada com uva terá em 60 dias a primeira produção, cuja comercialização já está garantida e as perspectivas de lucro são animadoras. Marciano, no entanto, teve que conviver com a falta de mão-de-obra local especializada, principalmente no trabalho de formação ideal dos cachos de uvas, quando teve de importar gente de Petrolina. Mas, segundo ele, o resultado de sua decisão é compensatório a despeito de seu pioneirismo.

A decisão de Marciano está influenciando novos empreendimentos na produção de uvas no perímetro. O produtor gaúcho Ronaldo Pilotti está se instalando no Tabuleiros de Russas com plantio de uva das mesmas variedades, em lote de 8ha, com perspectiva de dobrar essa área nos próximos anos. Seu lote já se encontra com toda a estrutura instalada, formando um parreiral com as modernas técnicas de tratamento, resultado da grande experiência familiar no cultivo da uva em terras do Rio Grande do Sul. A expectativa do Distrito de Irrigação do Perímetro Irrigado Tabuleiros de Russas (DISTAR) é de que mais uma cultura venha se agregar ao polo fruticultor daquele perímetro, que é considerado um dos mais modernos do Brasil.

Fonte: Simone Nunes Cavalcante
DNOCS

0 comentários:

Postar um comentário