sexta-feira, 9 de março de 2012

Município de Russas será beneficiado com o Programa Leite Fome Zero


Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 09 de março, no auditório da Secretaria do Trabalho e Assistência Social – SETAS, um encontro coordenado pelas Técnicas da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), com a participação da Secretária Municipal de Assistência Social Adriana Ribeiro, Secretário de Agricultura Dernival Barbosa, Agentes Comunitários de Saúde do Município, Assistentes Sociais dos CRAS do Planalto e Várzea Alegre, representante do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Coordenação Municipal do Cad Único e representante dos produtores de leite, onde foram apresentados todos os critérios para implantação do Programa Leite Fome Zero no Município.


O Programa Leite Fome Zero inserido no Ceará desde o ano de 2004, numa parceria dos Governos Federal e Estadual, tem por objetivo contribuir com o combate à fome e a desnutrição em cidadãos que estejam em situação de vulnerabilidade social e em estado de insegurança alimentar e nutricional, bem como fortalecer o produtor local e a agricultura familiar, garantindo a compra do leite por um preço mais justo, fortalecendo assim a cadeia produtiva do leite no Estado do Ceará.

Os beneficiários do programa são: crianças de 2 a 7 anos, gestantes a partir da constatação da gestação pelo Posto de Saúde; idosos a partir de 60 anos de idade, nutrizes até seis meses após o parto e outros desde que autorizados pelo CONSEA e MDS, obedecendo aos critérios de renda per capta familiar de até ½ salário mínimo e está em estado de insegurança alimentar e nutricional.

Segundo as Técnicas da Coordenação Estadual do Programa, após o mapeamento do município para identificação dos beneficiários, que será feito pelos Agentes Comunitários de Saúde, será iniciado o processo para a distribuição do leite. Inicialmente a cota para Russas é de 326 litros de leite bovino e 444 litros do leite de cabra. Cada pessoa beneficiada vai receber um litro por dia.

Estão aptos a participar do Programa como fornecedor do produto, agricultores familiares dos grupos “A”, “A/C” e “B”; agricultor familiar do PRONAF e que produzam no máximo 150 litros de leite por dia.

Outras informações na sede da SETAS, situada na Avenida Dom Lino, antiga CENEC ou pelo telefone (88) 3411 2005.

0 comentários:

Postar um comentário