sexta-feira, 12 de agosto de 2011

2ª Culminância do Programa PETECA foi realizada em Russas


A Secretaria Municipal da Educação e do Desporto Escolar (SEMED) em consonância com as Escolas Municipais que trabalham o Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (PETECA), realizaram no dia 12 de Agosto, no Salão de Eventos da Associação Atlética e Cultural de Russas (AACR), a 2ª Culminância do Programa.


Durante toda manhã foram apresentados os trabalhos selecionados na etapa escolar, desenvolvida desde o início do ano sobre o tema: “Educação, Cultura e Arte no combate ao Trabalho Infantil”, dentro das modalidades Artes Cênicas, Artes Visuais, Composição e Literatura. Um corpo de jurados apreciou e escolheu o melhor trabalho de cada modalidade que posteriormente representará a Escola Pública Municipal de Russas na etapa estadual.


Os trabalhos escolhidos foram; na modalidade Artes Visuais, a pintura da Escola Municipal José Ricardo de Matos; nas Artes Cênicas, a esquete teatral da Escola Raimundo Pelópidas; na Literatura, o conto da Escola Raimundo Pelópidas e na Composição a vencedora foi a paródia da Escola Maria Martins de Carvalho.


Em Russas o Peteca é desenvolvido nas escolas; Caic Senador Carlos Jereissati, Ana Xavier Lopes, José Ricardo de Matos, Lino Gonçalves, Maria Martins de Carvalho e Raimundo Pelópidas de Araújo. Todos os trabalhados produzidos pelos alunos dessas escolas são compartilhados com a comunidade escolar por meio de eventos promovidos nas respectivas unidades escolares com o objetivo de promover o processo de sensibilização e conscientização da sociedade para a erradicação do trabalho infantil.

O PETECA consiste num conjunto de ações voltadas para a promoção de debates nas escolas de ensino fundamental e médio, dos temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente o trabalho infantil e a profissionalização do adolescente.

0 comentários:

Postar um comentário